Alimentos que Aumentam a Imunidade das Crianças

23 de maio de 2017

Olá mamães do ano!!! Hoje a Nutricionista Laís Mendes escreveu sobre os alimentos que aumentam a imunidade das crianças. Sabemos o quanto sentimos quando nossos filhos ficam “dodoizinhos”. É muito triste vê-los com qualquer doença, mesmo que seja um resfriadinho passageiro.

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Por Laís Mendes

Quando o frio bate, chega também a onda dos resfriados, gripes e diversas outras patologias respiratórias. As mudanças climáticas acabam com a resistência dos pequenos e é comum aquele narizinho escorrendo, tosses constantes ou então aquele vai e vem das viroses.

Como fazer para fortalecer a saúde dos pequenos?

Todos nós sabemos que alimentação infantil é um assunto muito sério. Sabemos que crianças são mais suscetíveis a um grande número de doenças e que seu sistema imune não está completamente maduro para enfrentar infecções e parasitas, principalmente quando há mudanças climáticas. Uma alimentação balanceada pode oferecer nutrientes necessários para o desenvolvimento de funções específicas no organismo das crianças, como promoção do crescimento saudável, fornecimento de energia e fortalecimento do sistema imunológico.

Para uma alimentação balanceada é preciso incluir bons carboidratos (fonte de energia para brincar) temos que oferecer proteínas (pois elas são responsáveis pela construção, manutenção e crescimento dos tecidos e músculos); boas gorduras (para produção de hormônios, revestimento das membranas celulares e reserva energética); além de vitaminas e minerais (fundamentais para diversas reações, produção de enzimas e diversas funções). Por fim, não podemos esquecer de um item muito comum e primordial: a água! O organismo das crianças é menos resistente a alterações e mantê-lo hidratado é o primeiro passo.

E para manter uma saúde de ferro dos pequenos, podemos contar com alguns alimentos que exercem funções especiais, veja 5 dicas que podem fazer a diferença no seu dia a dia:

1. Frutas ricas em vitamina C

As frutas ricas em vitamina C, são essenciais para aumentar a imunidade e promover a saúde infantil. Tem o poder de evitar a ação dos temíveis radicais livres, que oxidam as células, enfraquecem o corpo e deixam o organismo menos preparado para a ação de agentes invasores. Entre elas estão a laranja (umas das favoritas dos pequenos), o kiwi, a acerola, o limão, a goiaba, a tangerina, a lima-da-pérsia, entre outras deliciosas opções. Comer frutas todos os dias é uma recomendação essencial, especialmente pelo seu alto poder de prevenir doenças.

2. Vegetais verdes

São excelentes fontes de fibras e possuem função importante para aumentar a imunidade, pois conservam melhor as células de defesa do intestino, que é um dos canais de entrada de agentes patogênicos no corpo de crianças, que tendem a colocar a mão suja e objetos diversos na boca. Especialmente espinafre, escarola, couve, brócolis, alface, repolho e alguns outros vegetais são

ricos em ácido fólico, que auxilia na formação dos glóbulos brancos, responsáveis por boa parte da nossa resistência imunológica.

3. Alho

Considerado um antibiótico natural, ele é rico em alicina, um aminoácido que ajuda na defesa do organismo. Além disso, possui excelentes doses de outros nutrientes, como vitamina C, selênio e zinco, que como já dissemos são essenciais principalmente para evitar gripes, resfriados e outras doenças respiratórias. Por fim, vale dizer que é um poderoso digestivo e regula a acidez estomacal, além de proteger o fígado e a vesícula.

4. Sementes e leguminosas

As sementes (castanha de caju, castanha do Pará, nozes, amêndoas, sementes de girassol, chia, linhaça, entre outras) e leguminosas em geral (feijão, ervilhas, lentilha, grão de bico, etc.), além de serem uma delícia, são ricas em zinco, um mineral que tem papel fundamental para a defesa do organismo e na prevenção de gripes, resfriados e outas doenças. Também são fontes das famosas gorduras ômega 3 e ômega 6 que melhoram a resposta imunológica e a saúde como um todo.

5. Gengibre

Com potente ação bactericida e rica em nutrientes como a vitamina C e a vitamina B6, essa raiz ajuda a aquecer o corpo (tem ação termogênica e pode ser muito positiva para aqueles dias frios onde as crianças mal querem levantar da cama) e deixa nossas defesas muito mais preparadas para combater agentes nocivos. O sabor pode não agradar as crianças, tente acrescentar nas preparações de pratos salgados, de sobremesas e em sucos, como o de laranja ou de limão ou preparar uma água aromatizada, inserindo algumas raspas pequenas e servindo para seus filhos. Tome cuidado com a quantidade que vai colocar, gengibre tem sabor forte e picante!

 

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Lucélia
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  1. Jacqueline - 23/05/2017 - 22h18

    Adorei as dicas, muito bom…

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