Tem um bebê em casa e está exausta? Veja como pode sentir-se melhor.

28 de outubro de 2016

mamae_cansada

Vou adivinhar, você está assustada com o cansaço do pós parto, achou que fosse mais fácil. Está exausta e pensando como um serzinho tão pequenininho pode transformar tanto assim a sua vida? Pois é, bem-vinda para o time! Você faz parte das mamães do ano que, mesmo com as diferenças, somos todas iguais! 😆

Durante a gravidez, muitas vezes, pensamos como será quando o bebê chegar, imaginamos que não deve ser fácil, mas só entendemos quando passamos realmente por isso. Não há nada de errado em pensar: Deveria ter esperado mais para engravidar ou “onde fui amarrar meu burro?” kkk… Está achando exagero ou absurdo pensar assim? Será que sou uma péssima mãe? Não, não se preocupe. Por alguns momentos, esses pensamentos “não tão bons”, passam por nossas cabeças e não quer dizer que não amamos nosso bebê, pelo contrário, amamos até de mais e cada dia mais, o que acontece é que os hormônios “despencam”, dormir é raridade, o corpo todo muda, não tem problema nenhum pensar dessa forma no pós-parto, é normal, por mais amor que sentimos, o cansaço faz pensar dessa maneira desagradável.

Em alguns momentos, pensamentos como esse vinham em minha cabeça, não me senti culpada porque descobri que é normal e passa. O amor cresce a cada dia e o prazer em ser mãe aumenta a cada mamada, a cada troca de fralda, a cada sorriso. É inexplicável!

Existem maneiras de amenizar o cansaço do pós-parto ou de qualquer fase que seu filho esteja. Responda a essas perguntas e leia a explicação para cada uma, pode ser que ajude você a encontrar uma solução para amenizar seu cansaço e até melhorar o sono do seu filho.

  1. Como está sua alimentação?
  2. Você descansa quando o bebê dorme? (15 minutinhos que seja)
  3. Está angustiada, estressada?
  4. Como foi o estímulo do bebê antes de colocá-lo para dormir?
  5. Como é a preparação do sono do bebê? Tem rotina? Costuma dormir nos mesmos horários?
  6. Como é o ambiente familiar?
  7. Quando descobriu a gravidez, ficou feliz ou “rejeitou” e durante a gestação?

Acompanhe comigo a importância de cada item.

1 – É super importante se alimentar bem e se hidratar adequadamente, principalmente por causa da amamentação. É por meio da alimentação que receberá os nutrientes necessários para enfrentar e permanecer forte nessa fase exaustiva que é cuidar de um bebê, por mais maravilhoso que seja. É, não é fácil se alimentar bem cuidando de um bebê, o tempo é curto. Fique tranquila, tudo tem solução. Você só precisa se reorganizar que tudo se ajeita.

2- Você precisa descansar em algumas sonecas do seu filho. Não se preocupe com as tarefas domésticas, a prioridade, principalmente nos primeiros 3 meses, é cuidar do seu filho e de você. Porquê nos primeiros 3 meses? Após esse período seu corpo vai se acostumar um pouco com a nova rotina e os cuidados com o bebê não serão mais novidade, tudo tende a melhorar e você começa a curti-lo de uma forma diferente, mais prazerosa. Lembre que bebês que tiram sonecas durante o dia dormem melhor a noite.

3- Você sabia que seus sentimentos e seu estado emocional passa para seu filho? Se estiver extremamente cansada, estressada, pode saber que ele sofrerá com isso e vai refletir no comportamento também. Aumento do choro e dificuldades para dormir são algumas das consequências e você mesmo consegue perceber essa mudança. Quando tentar colocar seu filho para dormir e não conseguir, peça para alguém dar uma “forcinha”, a vovó, o papai, a amiga pode ajudar nesses momentos. Pode ser que o bebê não consiga dormir por sentir o que está sentindo. Passei por isso várias vezes, meu filho lutava contra o sono, chorava bastante e quando deixava meus familiares colocá-lo para dormir, adivinha? Dormia rapidinho. Conclusão, não conseguia colocá-lo para dormir devido ao meu estado emocional.

4- Se seu filho estiver superestimulado, maior a dificuldade para dormir. Dependendo da brincadeira ou atividade antes do sono ou a quantidade de tempo que teve entre uma soneca e outra, o bebê não consegue relaxar, consequentemente, não consegue dormir. Nós mesmos, dependendo da atividade que fazemos antes do sono, mais dificuldade para relaxar. Um ambiente tranquilo, escurinho, silencioso, uma massagem bem leve pode ajudar seu filho a relaxar e a pegar no sono.

5- Você segue uma rotina para o sono? Se a resposta for não pode ser que o problema esteja aí. Como assim rotina? A rotina é um hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, praticamente nos mesmos horários, super importante para o sono do bebê e ajuda na organização do funcionamento do corpinho dele. Se a criança não tem uma rotina de sono estruturada, há mais chances de desenvolver problemas relacionados a déficit de atenção e a dificuldades de aprendizado na escola, isso acontece devido a insuficiência do sono da criança. Quer saber se seu filho está dormindo dentro do tempo correto? Leia este post.

6- Um ambiente familiar estressante com brigas entre familiares prejudica o bebê e você que precisa estar bem para ele. O diálogo continua sendo a melhor opção para resolver os problemas.

7-  De acordo com pesquisas, bebês indesejados podem apresentar comportamentos problemáticos. Todos os sentidos do bebê já funcionam mesmo antes do nascimento. Se houve rejeição na gravidez, o bebê nasce triste e pode enfrentar problemas mentais pelo resto da vida. Isso pode atrapalhar o sono do seu bebê também.

Você leitor(a), percebeu que falei bastante sobre o sono nesse post né? Além de ser importante para o desenvolvimento do seu filho, o sono dele também é importante para você. São nos momentos das sonecas que você “carrega” suas energias, descansa, come, toma um banho, etc. Então, coloque seu bebê para dormir a quantidade de sono que ele precisa, dessa maneira, você também vai conseguir organizar sua vida e descansar para continuar cuidando do seu filho do jeito que sempre sonhou.

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Lucélia
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