Introdução alimentar a partir do 6º mês de vida do bebê

22 de outubro de 2016

Olá Mamães, no post de hoje, a Nutricionista Tamara Ellen escreve sobre a introdução alimentar a partir do 6º mês de vida do bebê. Vem ler!!!

Por Tamara Ellen

baby-84686_19201Você sabia que através dos alimentos introduzidos a partir do 6° mês de vida do seu bebê é que conseguimos reduzir o número de crianças com dificuldades alimentares?
O início da alimentação complementar NÃO se faz com alimentos triturados/peneirados e muito menos com suquinhos!! A partir do 6º mês de vida, sugere-se que o bebê apresente maturidade fisiológica e neurológica para receber novos alimentos, porém, muitas mamães são erroneamente orientadas e se sentem inseguras em ofertar alimentos íntegros com medo de ‘’engasgos’’ e caem na tentação de liquidificar e/ou peneirar os alimentos😬😬.  Mas, atenção!! Essa prática é totalmente contraindicada de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde (MS, 2010) e Sociedade Brasileira de Pediatria (2012)!
Vamos refletir um pouco: se o bebê apresenta condições de receber os alimentos íntegros, por que liquidificar e/ou peneirar😳? Essa prática é contraindicada, pois reduz a densidade calórica, qualidade dos alimentos e as fibras vão embora, podendo assim comprometer o estado nutricional do bebê e prejudicar estímulos importantes como mastigação, a formação ideal do paladar e muitos outros!
O início é cercado de descobertas como: sabores, texturas, cores, formas… Qual o estímulo fornecendo um purê tudo junto e misturado😝? Mesmo que o purê contenha alimentos saudáveis, será que o bebê irá reconhecer esses alimentos? Irá desenvolver o visual para as cores e o paladar para os diversos sabores? E a mastigação? pense nisso.
É essencial que o bebê identifique o que está comendo, aprecie o sabor de cada alimento, a textura, o formato e assim vai. Só assim você contribuirá para o desenvolvimento satisfatório e hábitos alimentares favoráveis que refletirão por toda vida! 🍌🍉🍒🍎

Siga Mamães do ano nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/mamaesdoano

Instagram: https://www.instagram.com/mamaesdoanooficial

YouTube: https://www.youtube.com/c/mamaesdoanolu

imagem-tamara

Lucélia
Este blog
adora comentários!

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
Alimentação, Filhos
Vídeos toda semana!