Alimentos proibidos na gestação

27 de outubro de 2016

pregnant-244662_12801

Neste post a Nutricionista Tamara Ellen escreve sobre os alimentos proibidos na gestação. Se está nessa fase, este texto é para você.

Por Tamara Ellen

Você sabia que na gestação não devemos consumir certos alimentos? Como assim? É verdade, existem alimentos que as gestantes não devem consumir. Gestação é um período de cuidados a mais com nossa saúde, e esse cuidado refere-se a alimentação porque, tudo que é ingerido, seu bebê também recebe. Então o melhor é prevenir, todo e qualquer esforço nem se compara com um bebezinho lindo e saudável nos braços não é mesmo?  ? Então, segue abaixo alguns alimentos que devemos cortar na gravidez:

✔BEBIDA ALCOÓLICA: Não existe uma dose de álcool preestabelecida que a gestante possa consumir sem culpa. Toda pequena quantidade pode ser um risco. Isso acontece porque o álcool consegue atravessar a barreira placentária e consequentemente chega até o bebê, o fígado do pequenininho ainda não está completamente formado fazendo com que o álcool passe bem mais tempo no seu organismo do que no da própria mãe. Isso pode causar varias consequências como má-formação, retardo mental e até mesmo um aborto.

✔ ALIMENTOS CRUS: nesse tópico está incluso leite não pasteurizado, ovos que não sofreram cocção (ou seja, ovos crus) e peixes crus (ex: sushi). Nesses alimentos o nível de bactérias é bem maior e todo cuidado é pouco pra não adquirir nenhuma doença!

✔FRUTAS E VERDURAS NÃO HIGIENIZADAS: Toda pessoa deveria ter o cuidado de consumir esses alimentos devidamente higienizados, e na gestação esse cuidado é redobrado! Evite comer saladas fora de casa ou somente naquele estabelecimento que você realmente conhece a procedência. A falta de uma higienização correta pode acarretar uma toxoplasmose.

✔ADOÇANTES: O uso de adoçantes deve ser usado na gestação somente para diabéticas e aquelas que precisam controlar o peso, mas também não são todos que podem ser utilizados! Converse com seu nutricionista para saber qual a melhor opção para você, caso haja a necessidade de consumir.

✔ CANELA: Sim, canela. Ela é um ótimo alimento para uma infinidade de coisas (ajuda no controle da diabetes, é antioxidante…) mas deve ser evitado na gestação por provocar contrações musculares no útero e construção sanguínea podendo provocar até mesmo um aborto.

Lembrem-se, a melhor opção é sempre prevenir!

Siga Mamães do ano nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/mamaesdoano

Instagram: https://www.instagram.com/mamaesdoanooficial

YouTube: https://www.youtube.com/c/mamaesdoano

imagem-tamara

Lucélia
Este blog
adora comentários!

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
  1. Gabriela Lua - 05/11/2016 - 22h01

    Oi Lu, que lindo teu blog! =)
    Eu não tenho baby e minha intenção é engravidar daqui uns 5 anos, mas achei esse post super útil e fiquei frustrada porque não vou poder comer sushi! Hahaha 🙁 Mas é por um bem maior, né?!

    Supeeer beijo!
    http://www.luaeomundo.com

  2. melina campos - 16/11/2016 - 15h23

    Espetacular esse Blog!!

Gravidez, Saúde
Vídeos toda semana!