Você sabia que engravidar encolhe o cérebro? E isso pode ser bom!

02 de janeiro de 2017

O Blog Mamães do ano também traz notícias sobre Ciência. 😆 É isso mesmo, no post de hoje vou falar sobre o encolhimento do cérebro na gravidez que pode estender por pelo menos 2 anos após a chegada do bebê e seus efeitos para a vida da mamãe. Essa notícia saiu na Exame no dia 22 de Dezembro de 2016 e gostaria de compartilhar com vocês, afinal, passamos por isso né? 😆 Pelo resultado da pesquisa pode ser muito bom.

Vamos entender melhor o que seria o encolhimento do cérebro na gravidez e suas consequências. Esse processo acontece também, na adolescência (fase atribulada e cheia de sentimentos, para meninos e meninas) e em períodos específicos da vida como um início de um relacionamento, por exemplo.

Cientistas descobriram que na Gravidez o cérebro encolhe e permanece encolhido por pelo menos 2 anos depois do parto. A mulher perde massa cinzenta nas áreas responsáveis pela “cognição social” (nossa capacidade de compreender as outras pessoas e a nós mesmos). Descobriram também, que há uma exceção na área responsável por nossa memória chamada de hipocampo, essa área diminui durante a gravidez, mas volta a crescer em volume depois do parto.

O que explica esse encolhimento é que o cérebro está se adaptando a nova função que exige muito de nós e ao mesmo tempo, nos encanta. E, quanto maior o encolhimento do cérebro, maior o apego maternal, segundo a avaliação. Será que essa descoberta explica a loucura de sentimentos e o amor incondicional que sentimos por nossos filhos? Provavelmente né?

E a nossa memória durante a gravidez? Algumas mamães já relataram que sentem um abalo na memória nessa fase. Acho que é outra explicação que a pesquisa oferece. 😆

Foram feitos testes com homens antes e depois de serem papais, mas não mostraram nenhuma mudança no tamanho de seus cérebros. Isso pode explicar, talvez, uma diferença no sentimento do pai por seu filho quando não existe convivência, mas este é tema para outro post.

Agora que vocês sabem o que acontece em nosso cérebro nesta fase, talvez consigam reparar nas mudanças.

Siga Mamães do ano nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/mamaesdoano

Instagram: https://www.instagram.com/mamaesdoanooficial

YouTube: https://www.youtube.com/c/mamaesdoano

Lucélia
Este blog
adora comentários!

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
Gravidez, Outros
Vídeos toda semana!