Alimentos que Aumentam a Imunidade das Crianças

23 de Maio de 2017

Alimentos que Aumentam a Imunidade das Crianças? Saiba mais:

Olá mamães do ano! Hoje a Nutricionista Laís Mendes escreveu sobre os alimentos que aumentam a imunidade das crianças.

Sabemos o quanto sentimos quando nossos filhos ficam “doentinhos”. É muito triste qualquer doença nas crianças, mesmo que seja um resfriadinho passageiro.

Por Laís Mendes

Quando o frio bate, chega também a onda dos resfriados, gripes e diversas outras patologias respiratórias.

As mudanças climáticas acabam com a resistência dos pequenos e é comum aquele narizinho escorrendo, tosses constantes ou então aquele vai e vem das viroses.

Como fazer para fortalecer a saúde dos pequenos?

Alimentos que Aumentam a Imunidade das Crianças

Todos nós sabemos que alimentação infantil é um assunto muito sério.

Sabemos que crianças são mais suscetíveis a um grande número de doenças e que seu sistema imune não está completamente maduro para enfrentar infecções e parasitas, principalmente quando há mudanças climáticas.

Alimentos que aumentam a imunidade das crianças são importantes desde o nascimento.

Claro que o leite materno entra em primeiro lugar e exclusivo durante os primeiros 6 meses de vida do bebê.

Uma alimentação balanceada pode oferecer nutrientes necessários para o desenvolvimento de funções específicas no organismo das crianças, como promoção do crescimento saudável, fornecimento de energia e fortalecimento do sistema imunológico.

Para uma alimentação balanceada é preciso incluir bons carboidratos (fonte de energia para brincar), oferecer proteínas (são responsáveis pela construção, manutenção e crescimento dos tecidos e músculos), boas gorduras (para produção de hormônios, revestimento das membranas celulares e reserva energética), além de vitaminas e minerais (fundamentais para diversas reações, produção de enzimas e diversas funções).

Por fim, não podemos esquecer de um item muito comum e primordial: a água! O organismo das crianças é menos resistente a alterações e mantê-lo hidratado é o primeiro passo.

E para manter uma saúde de ferro dos pequenos, podemos contar com alguns alimentos que exercem funções especiais.

Vejam 6 dicas que podem fazer a diferença no seu dia a dia:

1. Frutas ricas em vitamina C

As frutas ricas em vitamina C, são essenciais para aumentar a imunidade e promover a saúde infantil.

Tem o poder de evitar a ação dos temíveis radicais livres, que oxidam as células, enfraquecem o corpo e deixam o organismo menos preparado para a ação de agentes invasores.

Entre elas estão a laranja (umas das favoritas dos pequenos), o kiwi, a acerola, o limão, a goiaba, a tangerina, a lima-da-pérsia, entre outras deliciosas opções.

Comer frutas todos os dias é uma recomendação essencial, especialmente pelo seu alto poder de prevenir doenças.

2. Vegetais verdes

São excelentes fontes de fibras e possuem função importante para aumentar a imunidade.

Conservam melhor as células de defesa do intestino, que é um dos canais de entrada de agentes patogênicos no corpo de crianças, que tendem a colocar a mão suja e objetos diversos na boca.

Especialmente espinafre, escarola, couve, brócolis, alface, repolho e alguns outros vegetais são ricos em ácido fólico, que auxilia na formação dos glóbulos brancos, responsáveis por boa parte da nossa resistência imunológica.

3. Alho

Considerado um antibiótico natural, ele é rico em alicina, um aminoácido que ajuda na defesa do organismo. Além disso, possui excelentes doses de outros nutrientes, como vitamina C, selênio e zinco, que como já dissemos são essenciais principalmente para evitar gripes, resfriados e outras doenças respiratórias.

Por fim, vale dizer que é um poderoso digestivo e regula a acidez estomacal, além de proteger o fígado e a vesícula.

4. Sementes e leguminosas

As sementes (castanha de caju, castanha do Pará, nozes, amêndoas, sementes de girassol, chia, linhaça, entre outras) e leguminosas em geral (feijão, ervilhas, lentilha, grão de bico, etc.).

Essas sementes e leguminosas são deliciosas e ricas em zinco, um mineral que tem papel fundamental para a defesa do organismo e na prevenção de gripes, resfriados e outras doenças.

Também são fontes das famosas gorduras ômega 3 e ômega 6 que melhoram a resposta imunológica e a saúde como um todo.

5. Gengibre

Com potente ação bactericida e rica em nutrientes como a vitamina C e a vitamina B6, o gengibre ajuda a aquecer o corpo, tem ação termogênica e pode ser muito positiva para aqueles dias frios onde as crianças mal querem levantar da cama e deixa nossas defesas muito mais preparadas para combater agentes nocivos.

O sabor pode não agradar as crianças, tente acrescentar nas preparações de pratos salgados, de sobremesas e em sucos, como o de laranja ou de limão ou preparar uma água aromatizada, inserindo algumas raspas pequenas e servindo para seus filhos.

Tome cuidado com a quantidade que vai colocar, gengibre tem sabor forte e picante!

6. Ovo

O Ovo é um dos alimentos que aumentam a imunidade das crianças.

Um ovo possui quase todos os nutrientes necessários para manter o corpo saudável e super importante para ajudar no desenvolvimento dos bebês e crianças.

Além de altas quantidades de vitaminas, minerais, proteínas e gorduras boas, é considerado o segundo melhor alimento do mundo perdendo somente para o incrível leite materno.

Gostou? Comente a sua experiência com a alimentação em casa e tente inserir sempre esses alimentos na vida de sua família.

Veja também os alimentos “proibidos” na gestação nesse post.

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Lucélia
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  1. Jacqueline - 23/05/2017 - 22h18

    Adorei as dicas, muito bom…

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